Colonoscopia

A colonoscopia é um exame endoscópico que avalia o intestino grosso e a porção final do intestino delgado com função diagnóstica e, muitas vezes, terapêutica de lesões intestinais. Com ela é possível detectar e ressecar pólipos, efetuar biópsias diagnósticas de doenças inflamatórias intestinais ou síndromes diarrêicas, além de lesões suspeitas de malignidade. Todo paciente acima dos 50 anos deve realizá-la para prevenção do câncer de intestino ainda que não tenha qualquer sintoma e, precocemente,  quando houver casos de câncer na família seguindo alguns critérios.

Colposcopia anal

A colposcopia anal ou anuscopia de alta resolução é um exame realizado em consultório, indolor, para a visualização microscópica da região anal através do uso de um colposcópio.  

Havendo detecção de lesões , estas serão biopsiadas podendo também ser tratadas durante o exame. A colposcopia anal é semelhante a ginecológica e a difusão do método deve facilitar o tratamento e seguimento de lesões pré-malignas ou câncer precoce conforme ocorreu com a popularização da colposcopia ginecológica.

Citologia anal

A citologia anal consiste na coleta indolor de células do ânus (região interna  e externa) com uma escovinha específica semelhante a usada no papanicolau para detecção precoce do câncer de anus ou de lesões precursoras da doença maligna.

É indicado para pacientes que tenham risco aumentado para câncer de ânus como: os portadores do vírus HIV, imunocomprometidos (doenças crônicas, auto-imunes ou usuários de medicamentos imunossupressores), homens ou mulheres que praticam o sexo anal ou com condilomas (verrugas) anais e mulheres com alterações no preventivo ginecológico.

Sendo encontrada qualquer alteração na citologia anal (presença de células que possam ser precursoras do câncer ou até mesmo um câncer não invasivo) deverá ser realizada a colposcopia anal, para que a lesão possa ser visualizada, tratada e biopsiada.

Deve ser repetido anualmente ou a cada 2 anos conforme indicação médica.

Retossigmoidoscopia rígida e flexível

É um exame endoscópico realizado no consultório que consite na introdução de um retossigmoidoscópio rígido ou flexível que possibilita a visualização da porção final do intestino geralmente até 20 cm incluindo o reto e cólon sigmóide. Através do mesmo podemos diagnosticar doenças inflamatórias, verminoses, pólipos, tumores. Para tal é necessária lavagem intestinal que é realizada na véspera e horas antes do exame, pelo paciente em casa, a fim de o reto e o cólon sigmoide estejam sem fezes para que a mucosa possa ser visualizada. O paciente pode retornar às suas atividades normalmente, não necessita estar em jejum e nem estar acompanhado para a realização do mesmo.

Anuscopia

A anuscopia é parte do exame proctológico de rotina e consiste na visualização da margem e canal anal através de anuscópio (espéculo descartável). É fundamental no diagnóstico das patologias orificiais (doença hemorroidária, fissuras, fistulas, condilomas) e em casos de inflamações do canal anal e tumores. 

Siga @draclarissecasali

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • YouTube Clean Grey